Entenda quais são as vantagens da conectividade na gestão de frotas - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Entenda quais são as vantagens da conectividade na gestão de frotas

Um dos desafios do setor de transportes é o gerenciamento adequado da frota de veículos. A fim de garantir o sucesso do empreendimento, o gestor deve buscar alternativas para facilitar seu trabalho, otimizar o desempenho de sua equipe, superar as adversidades da estrada e da competitividade do mercado.

Atualmente, além de conhecer rotas, clientes, motoristas e caminhões, é necessário contar com o auxílio da conectividade na gestão de frotas. Só assim é possível reduzir os custos, maximizar a produtividade e facilitar os processos de gestão.

O uso da tecnologia e a criação de ferramentas específicas para a otimização das operações oferecem ao gestor a possibilidade de resolver os problemas de modo assertivo, econômico e planejado. Além disso, o acompanhamento da frota em tempo real e a coleta de dados permitem tomadas rápidas de decisões e parceria efetiva com a concessionária.

Conheça a seguir, as principais vantagens da conectividade na gestão de frotas!

O que é conectividade na gestão de frotas?

Basicamente, a conectividade na gestão de frotas se trata da utilização de softwares e hardwares que usam a internet para transmitir e receber informações operacionais relacionadas aos deslocamentos dos veículos. Um módulo instalado nos caminhões e ônibus capta e envia dados que podem ser acessados pelo gestor por meio de plataformas e aplicativos.

É mais que a telemetria. A nova forma de pensar o transporte revela, por exemplo, o estilo de direção do motorista, o consumo de combustível, a velocidade média, os intervalos de manutenção e, claro, segue se preocupando com a emissão de poluentes.

Não para por aí! Além da tecnologia envolvida nesses processos, a conectividade também tem como pilar as consultorias personalizadas. As redes de concessionárias oferecem às empresas soluções inteligentes baseadas nas necessidades e especificidades de cada negócio.

Com isso, a visão integral de todos os procedimentos de transporte reduz a ocorrência de falhas mecânicas, humanas e de rotas.

Quais são as principais vantagens da conectividade na gestão de frotas?

Redução de custos

Ao utilizar softwares, é possível controlar a frota e a equipe, assim o gestor economiza tempo e dinheiro. A conectividade dinamiza a aquisição e o processamento das informações, já que disponibiliza relatórios com dados de consumo, utilização da marcha lenta, rotação, frenagens e outros índices relacionados ao desempenho.

A otimização deles permite que o administrador dedique-se menos à alimentação de planilhas e mais às demais atividades essenciais para o sucesso da empresa.

Além disso, a redução do gasto por quilômetro torna-se possível. O controle do deslocamento em tempo real possibilita a correção praticamente imediata dos erros de condução, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste de diversos componentes do veículo.

Otimização no planejamento das operações

As paradas programadas também são destaque. O planejamento correto aumenta a agilidade das entregas e reduz o tempo de ociosidade dos caminhões, já que eles sinalizarão as necessidades de pausas. A partir do conhecimento exato e atualizado da quilometragem, é viável planejar as atividades da empresa para que ela atenda seus clientes sem imprevistos ou atrasos.

Quando se sabe exatamente quando um caminhão estará parado, torna-se possível controlar e aumentar a produtividade. A conectividade na gestão de frotas permite à montadora o acesso às informações delas. As revisões são planejadas e agendadas a partir do tipo e da quantidade de peças necessárias aos reparos.

Nesse cenário, o plano de manutenção passa a ser pautado pelo tipo de transporte realizado, evitando-se que o período de manutenção se expanda. A substituição dispensável de componentes que se encontram em bom estado e o gasto excessivo nas revisões também são evitados.

Aumento da produtividade

Problemas durante o transporte são sinônimos de queda na rentabilidade. Além das vantagens mencionadas, a conectividade na gestão de frotas possibilita à concessionária identificar os problemas e solucioná-los antes que eles tomem proporções maiores.

Mesmo com o plano de manutenção em dia, pode ser que algum componente apresente defeito, afinal, são muitos os fatores que podem levar um caminhão a paradas obrigatórias. Ter em mãos informações atualizadas ajuda ainda a aferir o impacto de ocorrências inesperadas no negócio, bem como elaborar estratégias de resolução.

Nas situações emergenciais, a presença de um diagnóstico preciso facilita a manutenção do veículo e reduz consideravelmente o tempo de retomada do trajeto. Além disso, as inovações tecnológicas invertem a ordem de trabalho e otimizam os procedimentos necessários.

Antigamente, era preciso esperar que o caminhão chegasse para avaliar o trabalho a ser feito. Agora é diferente. As informações coletadas durante a viagem possibilitam que o boxe e a equipe de profissionais se preparem para receber o veículo e realizar os procedimentos necessários.

Gestão facilitada

A conectividade fornece relatórios com parâmetros úteis à gestão de frotas. Acompanhar e comparar os resultados das análises geradas pelo sistema facilita a verificação dos avanços do negócio, assim como contribui para construir metas e superar as falhas da operação. Os indicadores gerados sinalizam a performance do empreendimento de acordo com os períodos desejados pelo gestor.

A integralização das informações facilita a gestão a partir do planejamento de serviços (manutenções), do diagnóstico remoto (dados relacionados à condução e à assistência 24 horas) e do Portal de Gestão de Frotas, que permite navegação intuitiva, objetiva e simples. O portal fomenta a criação de consultorias individualizadas e precisas, potencializando a prestação de serviço da empresa e aumentando a resolução dos problemas.

Melhora no desempenho dos motoristas

A melhora no desempenho do motorista é mais um dos benefícios trazidos pela conectividade na gestão de frotas. Com os dados coletados, é possível fazer uma análise completa do comportamento do condutor do caminhão no volante e, a partir daí, encontrar soluções para o aperfeiçoamento do modo de condução. Isso proporciona redução dos custos com combustível por quilômetro rodado, bem como melhora do desempenho e conservação do veículo.

Ao utilizar a conectividade e a telemetria, é possível monitorar o comportamento dos condutores em tempo real, identificando, até mesmo, pequenas infrações que aumentam o consumo de combustível e os riscos de acidentes, já que tais ocorrências diminuem a disponibilidade da frota. Assim, o administrador consegue identificar os problemas com precisão e agir de forma pontual.

Outra possibilidade que o monitoramento da conduta do motorista oferece ao gestor é a melhora na organização de seus colaboradores, pois ele poderá identificar as características positivas e negativas de cada motorista e, a partir disso, desenvolver treinamentos e sistemas de bonificações.

Incremento da segurança

Além dessas vantagens, não podemos esquecer a segurança. A visibilidade integrada das viagens favorece a fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho dos motoristas e das transgressões dos intervalos de descanso, assim como do monitoramento da carga e das infrações de trânsito.

Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que o sucesso da conectividade na gestão de frotas depende da escolha correta da concessionária, já que ela tem um importante papel nisso tudo.

Mantenha sua empresa atualizada e use as tecnologias de ponta a seu favor. Entre em contato conosco e saiba mais sobre as soluções que temos para oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *