Como comprar o seu primeiro caminhão? Saiba aqui! - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
Como comprar o seu primeiro caminhão? Saiba aqui!

A vida de caminhoneiro é cheia de desafios. Aqueles que pretendem ingressar nessa profissão precisam encarar as condições adversas das estradas e os riscos de acidentes. Entretanto, não faltam motivos para escolher a vida nas estradas.

Conhecer diversos lugares e culturas, fazer novas amizades, ter uma rotina itinerante e, claro, usufruir da paixão pela direção são algumas das principais motivações. Geralmente, ser caminhoneiro é muito mais do que transportar cargas de um ponto a outro. É um estilo de vida. O condutor segue a bordo do seu companheiro com pequenos intervalos entre as cargas e descargas.

O cenário do mercado é favorável, mas para ingressar nele com segurança, é preciso documentação especial, capacitação e, claro, saber exatamente como comprar o primeiro caminhão. Confira a seguir!

Escolha adequada do veículo

O primeiro passo para comprar o primeiro caminhão é escolher corretamente o veículo que será seu instrumento de trabalho. Ele deve ser compatível com as suas necessidades e o valor do investimento precisa caber no seu bolso. Por isso, a primeira decisão deve ser entre um caminhão novo ou usado. Cada um deles têm suas vantagens e desvantagens.

Caminhão novo

Ao comprar um veículo 0 km, você evitará preocupações relacionadas ao estado de conservação, procedência e garantia (desde que cumpridas as exigências da concessionária). Também será possível desfrutar da tecnologia de ponta, da segurança e do conforto dos últimos modelos.

Por outro lado, o valor do investimento é consideravelmente maior em relação à compra de um seminovo. Outro ponto negativo é a rápida depreciação. Após um ano de uso, o valor de tabela do caminhão cai cerca de 20%.

Caminhão usado

Geralmente, comprar um caminhão usado é uma boa opção para aqueles que estão ingressando na profissão. Isso porque é possível encontrar uma grande variedade de marcas e modelos no mercado — investindo um valor inferior daquele necessário para adquirir um veículo novo.

Outra vantagem é a possibilidade de revenda por um preço mais próximo ao da compra. Caso essa seja a melhor opção para você, atente-se à documentação, valor de mercado, garantia, procedência e estado de conservação.

Tanto no caso do novo quanto do usado, a escolha deve ser compatível com o tipo de carga a ser transportada e com as possíveis rotas. Isso determinará, por exemplo, o tamanho e o modelo do caminhão.

Condições de compra de caminhão

Encontrar a melhor forma de pagamento é tão importante quanto definir qual será o seu companheiro de estrada. Isso significa que você precisa ter clareza da disponibilidade financeira e das condições oferecidas pelo mercado. O sucesso na nova profissão exige que as prestações caibam no seu bolso.

A melhor opção para comprar o primeiro caminhão é sempre o pagamento à vista. Dessa forma, você fica livre dos juros e consegue bons descontos. Não é possível? Calma. Há, pelo menos, outras quatro opções e, com certeza, uma delas será adequada ao seu perfil. Veja quais são as principais!

BNDES Procaminhoneiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desenvolveu uma linha de crédito específica para beneficiar os caminhoneiros autônomos. Com o Procaminhoneiro é possível financiar até 100% do valor do caminhão e realizar o pagamento em até 8 anos, incluindo o período de carência, que pode ser de 3 ou 6 meses.

Esse financiamento pode ser acessado por pessoas físicas ou jurídicas para a aquisição de caminhões novos ou seminovos (com até 15 anos de uso) fabricados no Brasil. Para ter acesso ao crédito, o caminhoneiro autônomo deve ser cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC).

Em média, a taxa de juros do Procaminhoneiro é de 2,5% ao ano e o programa só pode ser acessado por meio dos bancos credenciados.

BNDES Finame

O financiamento do tipo Finame é exclusivo para pessoas jurídicas e sua taxa de juros pode variar de acordo com o porte da empresa e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). No caso das micros, pequenas e médias empresas, por exemplo, o BNDES financia até 80% do valor do bem.

Nessa modalidade, o caminhão também precisa ser fabricado no Brasil e há participação dos bancos cadastrados no financiamento. Já o período de carência pode ser de até 2 anos e o prazo para pagamento é fixado de acordo com o perfil do cliente.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é um tipo de crédito muito utilizado para a compra de variados bens. Ele é disponibilizado pelos bancos e em diversas modalidades, com taxas de juros variáveis. Por meio do CDC, é possível comprar o primeiro caminhão novo ou usado e quitar a dívida em até 60 meses com parcelas fixas.

Como a garantia de pagamento é o próprio veículo, ele terá o gravame (alienação) registrado no documento. Isso quer dizer que a transferência de posse só é possível após o pagamento total ou mediante uma nova negociação com a financeira. No CDC, o adiantamento das parcelas elimina os juros residuais.

Consórcio

O consórcio não é uma modalidade de financiamento, pois se trata de uma compra programada e não de um parcelamento. Nele, um grupo de clientes se une e paga mensalmente uma quantia que, ao final do período estabelecido, será correspondente ao valor do caminhão.

Não há cobrança de taxas e a administração dos montantes é feita por uma empresa certificada pelo Banco Central. As parcelas podem variar de acordo com o valor de referência do bem pretendido. O caminhão pode ser adquirido por meio da quitação dos valores mensais, de sorteio ou pelo maior lance na assembleia.

Para ter sucesso ao comprar o primeiro caminhão, é indispensável escolher uma opção de pagamento adequada à sua realidade e de acordo com as suas necessidades. O consórcio é isento de juros e pode ser uma escolha interessante para aqueles que não necessitam do veículo imediatamente.

Antes da compra, verifique sua disponibilidade financeira e pesquise bastante para encontrar as menores taxas. Cada uma dessas condições tem suas particularidades. O ideal é pesar os prós e contras de cada uma delas.

Como você percebeu, a escolha do veículo e da forma de pagamento são determinantes para comprar o primeiro caminhão, mas isso não é tudo. Para evitar possíveis dores de cabeça e garantir que suas expectativas serão atendidas, o local de compra do veículo deve ser cuidadosamente escolhido.

Por isso, conheça a nossa empresa! Somos reconhecidos no mercado pela qualidade dos veículos, suporte técnico de excelência e melhor atendimento pós-venda. Aguardamos seu contato!

Comments (2)

  1. gotaria de saber como faço pra comprar meu primeiro caminhão pelo cdc quanto % eu devo dar de entrada quero um scania de ate 2014 no bi trem

    1. Cavese Scania

      Olá, Paulo!
      Por favor, preencha o formulário do link abaixo com seus dados, entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas:
      https://caveseseminovos.com.br/simule-seu-financiamento-scania-em-santa-catarina-sc-cavese-scania

      Agradecemos seu contato conosco.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *