6 erros na compra de caminhão que você não deve cometer - Blog Cavese Scania - Tudo sobre o seu caminhão
6 erros na compra de caminhão que você não deve cometer

Todas as empresas saudáveis contam com metas de produtividade, fundamentais ao crescimento das pequenas e grandes transportadoras. Por esse motivo, elaboramos este conteúdo indispensável àqueles que cogitam ampliar suas frotas. Afinal de contas, quais são os principais erros cometidos na compra de caminhão?

Considerando essa questão, reunimos informações importantes aos nossos leitores, possibilitando que ampliem suas malhas de operação, evitando situações inconvenientes. Acompanhe!

Fatores importantes no momento da compra de caminhão

Os caminhões são as ferramentas de trabalho mais importantes em todo o mercado nacional, basta considerarmos as consequências catastróficas para a economia a cada paralisação do setor.

Por isso, são fundamentais na geração da renda de seus proprietários. Além disso, também são indispensáveis ao consumidor final, que aproveita todos os produtos transportados no baú dessas máquinas.

Com tamanha importância social e financeira, a escolha do caminhão deve ser cautelosa, evitando que a frota ou o seu condutor sofram prejuízos inerentes a uma aquisição mal pensada.

Agora, confira os principais critérios a se considerar nesse momento!

Carga e dimensões

Aqueles que têm uma frota estabelecida costumam contar com uma cartela de clientes e serviços recorrentes. Por isso, a escolha do modelo deverá considerar a sua aplicação nas estradas, sendo no transporte de conteúdos químicos, de cargas vivas, de materiais frágeis, entre outros.

As dimensões também deverão ser avaliadas considerando a área pela qual o veículo trafegará. Caminhões menores, característicos das entregas varejistas, são competentes no cenário urbano, entregando agilidade nos ambientes mais estreitos.

Em contrapartida, as viagens de tiro-longo sempre serão beneficiadas pelos caminhões maiores, com boa capacidade de carga, permitindo maior autonomia aliada a uma boa velocidade de cruzeiro, com uma condução ágil, constante e eficiente.

Manutenção e reparabilidade

Caminhão parado não gera dinheiro! Portanto, essas máquinas são desenvolvidas para rodar: e muito! No entanto, é fundamental que a compra seja antecedida por uma pesquisa de confiabilidade e resistência, identificando a durabilidade do caminhão.

Além disso, também é importante que a máquina seja fácil de reparar. Afinal, nem sempre você contará com uma equipe especializada, exigindo que o motorista tenha familiaridade com alguns reparos pontuais em sua ferramenta de trabalho.

Pagamento e suporte

Logicamente, caminhões são veículos caros, tanto pela engenharia embarcada, quanto pela perspectiva de retorno financeiro. Sendo assim, o pagamento precisa ser bem planejado, balanceando os ganhos com a capacidade de quitação.

Não somente quitar o caminhão, também é fundamental protegê-lo de ação criminosa, sendo prudente a contratação de um seguro. Portanto, a compra desses veículos sempre deverá considerar os custos de aquisição, manutenção e proteção.

6 erros a serem evitados na compra de um caminhão

Além de considerar os critérios acima, o consumidor deverá ficar atento a alguns erros recorrentes nessas negociações, aprendendo a evitá-los com a devida dose de planejamento e atenção. Entenda!

1. Negligenciar as comparações

Esse é um dos erros mais frequentes. Os gestores das frotas, assim como os motoristas autônomos, precisam considerar que nem sempre as impressões de colegas do ramo bastarão para a escolha adequada. Lembre-se de que a compra de um caminhão implica em um investimento pesado, exigindo cautela na sua decisão final.

Por isso, considere até mesmo a compra de um veículo seminovo que, a depender da sua utilização, poderá apresentar a mesma funcionalidade que um caminhão zero km, mas a um preço bem menor. Além disso, a comparação também é válida entre diferentes modelos, identificando a máquina mais adequada ao seu perfil de uso.

2. Ignorar a documentação

Esse é um problema mais recorrente na compra de caminhões seminovos e usados, negociados além dos limites de uma concessionária licenciada. Nesse cenário, será fundamental avaliar as pendências do veículo, como saldos à quitação em financiamentos ou, até mesmo, com a existência de débitos tributários e estaduais, como as tarifas de IPVA, DPVAT e afins.

3. Estar ansioso

O sentimento é justificado. A compra de caminhão costuma representar o incremento de renda e segurança na vida dos trabalhadores. Mas, novamente, a sensatez deve ser recuperada!

Trata-se de uma aquisição que exige calma e um raciocínio presente, atento às taxas de juros, aos valores e demais obrigações que deverão ser honradas em relação à manutenção do caminhão na sua frota.

4. Evitar a inspeção

Esse é um erro, geralmente, vinculado ao anterior. O consumidor, imerso em afobação, se esquece de verificar pequenos pontos do caminhão, ignorando uma análise minuciosa que poderia identificar detalhes ocultos por um vendedor agindo de má fé.

Aqui, recomendamos os pés no chão combinados a um olhar atento, inspecionando lataria, pintura, faróis, portas, motor, pneus, vazamentos, suspensões, áreas envidraçadas, tudo. Afinal de contas, você precisa garantir que está comprando uma máquina apta às estradas e não uma bomba-relógio!

5. Subestimar a importância do auxílio profissional

Não importa a sua competência mecânica, você sempre ganhará com a ajuda de um profissional da sua confiança. Considere que ele conseguirá avaliar o funcionamento do caminhão com pares de olhos e ouvidos mais apurados que os seus, identificando problemas que passaram despercebidos por você na inspeção inicial.

6. Não avaliar as formas de pagamento

Esse erro é um atentado ao próprio orçamento. Você deve considerar as três principais formas de compra, conciliando a sua necessidade à capacidade de quitação. Como por exemplo:

  • não tem urgência na aquisição do caminhão, podendo esperar pela retirada do veículo? Aproveite as menores taxas e burocracias do consórcio;
  • precisa aumentar a frota imediatamente, mas não dispõe de todo o valor necessário à compra? Opte pelo financiamento, aplicando uma entrada e negociando boas condições de parcelamento;
  • dispõe de um bom capital e deseja aumentar a frota imediatamente? Compre à vista, conseguindo os melhores descontos inerentes a uma quitação imediata!

Como você pôde perceber, todos esses equívocos são carregados de ingenuidade no momento da compra, mas poderão representar um estrago ao bolso do proprietário, principalmente no longo prazo. Mas, para a sorte e conveniência dos consumidores, existe uma maneira de evitar esses erros sem esforço algum!

Para tanto, basta contar com uma concessionária de confiança, diretamente ligada a uma montadora. Esses ambientes contam com equipes especializadas, destinadas à resolução de todas as dúvidas de seus clientes, auxiliando-os desde a escolha do modelo até a decisão na forma de pagamento.

Gostou deste conteúdo detalhando curiosidade ao momento da compra de caminhão? Tem interesse em conhecer o lineup das melhores máquinas do segmento no país? Então não perca tempo e confira o nosso portal, avaliando condições, veículos, serviços e muito mais! Para tanto, acesse Cavese Scania!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *